O cinema é uma das artes mais amadas do mundo e uma das maneiras mais importantes de contar histórias. Todos os anos, milhares de filmes são produzidos ao redor do mundo, mas apenas alguns se destacam e são considerados para concorrer ao cobiçado prêmio do Oscar. Muitos cinéfilos estão ansiosos para descobrir quais são as previsões e as chances dos favoritos para o Oscar 2023. Acompanhe este artigo para entender mais sobre o assunto!

Entre os grandes favoritos para o Oscar 2023 está o filme Babylon de Damien Chazelle, que já foi aclamado por sua direção e roteiro em La La Land. Sua nova obra conta com atores renomados como Brad Pitt e Margot Robbie e promete ser um dos filmes mais comentados do ano. Outro destaque é L'Expédition de James Gray, que traz Adrien Brody em um papel principal e aposta em uma aventura arriscada e emocionante. Também não podemos esquecer de Don't Look Up de Adam McKay, que traz Meryl Streep e Leonardo DiCaprio como protagonistas, em uma comédia satírica sobre a própria humanidade.

Amor de Mãe da diretora Juana Macías é outra forte aposta, trazendo o retorno de Penélope Cruz às telonas, em um drama familiar e envolvente. The French Dispatch de Wes Anderson também é esperado pelos amantes do cinema, que sabem bem o que esperar do diretor excêntrico e cheio de humor.

Na categoria de Melhor Ator, a concorrência deve ser acirrada. Alguns dos nomes mais cogitados são Joaquin Phoenix, com seu papel em Kitbag; Will Smith, em Emancipation; Oscar Isaac em Francis and the Godfather; e Hugh Jackman em Reminiscence. Na categoria de Melhor Atriz, as favoritas são Jennifer Lawrence, pelo papel em Mob Girl; Jessica Chastain em The Eyes of Tammy Faye; Penélope Cruz em Amor de Mãe e Lady Gaga em House of Gucci.

Em relação aos Melhores Filmes Estrangeiros, podemos aguardar grandes trabalhos, como o coreano Broker de Dae-hwan Kim, que aborda temas sensíveis e pesados sobre a vida dos surdos; o francês Aline de Valérie Lemercier, que conta a trajetória da cantora Céline Dion; e o dinamarquês Flee de Jonas Poher Rasmussen, uma animação que relata a história real de um refugiado afegão.

Com as previsões e as apostas para o Oscar 2023 já definidas, só nos resta aguardar para ver como as obras dos maiores diretores e atores do cinema serão avaliadas. A premiação mais cobiçada da sétima arte é cheia de surpresas e imprevisibilidades, mas sempre oferece grandes momentos para os apaixonados por filmes. E você, já tem o seu palpite?